InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação publica resenha de Poéticas da Informação, de Giulia Crippa

A InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação da USP-Ribeirão publicou uma resenha sobre o livro Poéticas da Informação Representaçoes Artísticas e Literárias de Livros, Bibliotecas e de seus Protagonistas da Profa. Giulia Crippa.

Informação. Concebida como principal objeto de investigação da Ciência da Informação (CI), ao menos na “origem” desta, já foi demasiadamente conceituada, discutida e historicamente abordada sob três ângulos: físico, mental e social. A percepção de que estes três ângulos podem ser visualizados simultaneamente e de que a informação não é mais o único objeto de investigação da CI nos permite ter uma visão mais ampla da gama de questões e problemas que envolvem o universo informacional, hoje.

Esta possibilidade se entrelaça à perspectiva social e cultural dos estudos informacionais do tempo presente e mostra que a investigação da informação, a partir de abordagens e categorias “tradicionais”, não abarca toda a complexidade dos objetos em potencial para/da CI. Se neste contexto temos as categorias de produção da informação, organização da informação, recuperação da informação, mediação da informação, uso da informação, tecnologia da informação, preservação da informação e outros, por que não haveria de existir uma categoria “poética” ligada à informação? É este questionamento que remete às investigações que propõem um outro olhar e abordagem sobre este já antigo objeto – a informação – e que podem ganhar força e espaço na CI.

Ai reside a contribuição inicial de Giulia Crippa, com o livro “Poéticas da Informação” – fruto de sua tese de livre-docência em Ciências da Informação, apresentada e defendida, em 2012, na Universidade de São Paulo (USP).

Leia na íntegra em:

http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/84842/pdf_38

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s